O Ciclo Natalino no estado será de respeito e valorização da cultura popular pernambucana. A Casa da Cultura, tradicional polo festivo do Governo de Pernambuco neste período, vai ser novamente tomada pela beleza de expressões tradicionais como reisado, pastoril, boi, coco, ciranda e mamulengo.
As apresentações no equipamento/patrimônio cultural localizado às margens do Capibaribe, no Recife, já têm início na próxima segunda-feira, 21/12. Para o gerente de Equipamentos Culturais da Fundarpe, André Brasileiro, “a programação valoriza e garante visibilidade aos mestres e brincantes que se dedicam o ano inteiro para manter vivas as histórias da nossa gente, as cores e a alegria do ciclo natalino, que é especialmente rico em Pernambuco”.
A programação seguirá até a quinta-feira, 24/12, sempre interagindo com o cotidiano de apreciação do nosso artesanato, marca maior do espaço. Portanto, também uma forma de atrair mais visitantes à Casa da Cultura e impulsionar a comercialização dos produtos dos mais de cem artesãos pernambucanos que ocupam atualmente o local.
A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, destaca o compromisso de ”persistir, em 2016, nesta estratégia de ocupar bem nossos equipamentos públicos, investindo não apenas em programação de qualidade, mas também em ações educativas e estruturantes, de reformas, conservação, promoção da acessibilidade e modernização”.
Encontro de Cavalo Marinho e Festejo no Dia de Reis
Além da programação especial na Casa da Cultura, através da Secult-PE e Fundarpe, o Governo de Pernambuco também vai fortalecer uma tradição iniciada por ninguém menos que Mestre Salustiano.
É o 21º Encontro Nacional de Cavalo Marinho, marcado para a noite do dia 25/12, em Olinda, que vai reunir sete grupos de Pernambuco e da Paraíba. “Este é o evento mais aguardado do ano pelos mestres e brincantes de cavalo marinho no estado e, a cada edição, o público aumenta”, comenta Pedro Salustiano, que faz questão de avisar: “é festa pra noite toda, vamos ver amanhecer o dia!”
No Dia de Reis, também em Olinda, acontece a 21ª Festa de Reis da Casa da Rabeca. Apresentações de ciranda e de mais nove grupos de cavalo marinho estão garantidas, além do show da Família Salustiano e a Rabeca Encantada.
Toda a programação do Ciclo Natalino 2015 é gratuita. Confira mais informações e participe!
SERVIÇO
APRESENTAÇÕES NA CASA DA CULTURA
Segunda-feira, 21/12
15h – Boi Calemba Pernambucano
16h – Ciranda Praeira Pernambucana
17h – Pastoril Estrela de Belém
18h – Pastoril Profano Velho Xaveco
Terça-feira, 22/12
15h - Auto do Natal do Grupo Pipoquinha
16h - Reisado Imperial
17h - Mestres do Coco de Pernambuco
Quarta-feira, 23/12
15h – Pastoril da Terceira Idade
16h – Ciranda Dengosa
17h – Presépio Irmãos Valença
18h – Coco de Mano de Baê
Quinta-feira, 24/12
10h – Mamulengo do Mestre Índio
11h – Ciranda Mimosa João da Guabiraba
12h – Pastoril Giselly Andrade
13h – Boi Faceiro
21º ENCONTRO NACIONAL DE CAVALO MARINHO
Sexta-feira, 25/12 | A partir das 19h | Casa da Rabeca – Olinda
Programação:
CM Estrela do Amanhã (Condado) / CM Boi Maneiro (Itambé) / CM Estrela do Oriente (Camutanga) / CM Boi de Ouro (Pedra de Fogo-PB) / CM Boi Tira-Teima (Glória do Goitá) / CM Boi Teimoso (Lagoa de Itaenga) / CM Boi da Luz (Olinda)
21º FESTA DE REIS
Quarta-feira, 6/1 | A partir das 19h | Casa da Rabeca – Olinda
Programação:
Ciranda / Família Salustiano e a Rabeca Encantada / CM Estrela de Ouro (Condado) / CM Boi Matuto (Olinda) / CM Boi Pintado (Aliança) / CM Boi Corado (Araçoiaba) / CM Estrela Brilhante (Condado) / CM Boi Brasileiro (Condado) / CM do Mestre Batista (Aliança) / CM Boi da Luz (Olinda)